
O FEITICEIRO DE OZ E A ESTRADA DA LIDERANÇA
Vale sempre a pena rever os clássicos. Porque são intemporais, transversais e porque (re)aprendemos (talvez porque somos diferentes a cada nova visualização). O “Feiticeiro de Oz” é um desses clássicos. Podemos aprender a ser melhores Líderes em Oz? Certamente que sim,
Calçar os “Sapatos Vermelhos” do Poder é abrir um caminho de possibilidades, desafios, oportunidades e ansiedades. Tal como em Oz, Liderar implica percorrer a A “Estrada das Pedras Amarelas” sem se saber muito bem o que nos espera. Esta estrada, que começa como uma espiral, parece ser um caminho definido, fácil de percorrer e bem sinalizado. Rapidamente a realidade se torna menos óbvia e mais inquietante: o caminho torna-se plural e há que decidir qual dos opções seguir. Perceber que não há uma mas múltiplas Estradas de Liderança é uma aprendizagem importante.
E talvez possamos trazer outros ensinamentos, diretamente de Oz.
Os Três C´s: CÉREBRO, CORAÇÃO E CORAGEM.
A Liderança bem sucedida requer a presença de todos eles. Como os entendemos?
CÉREBRO – Liderar implica espírito crítico, capacidade de observação, aprendizagem contínua, reflexão e, claro, conhecimento e experiência.
CORAÇÃO – Liderar requer emoção. Inteligência emocional, motivação (auto e hetero), compromisso, gestão de conflitos e de relações, compromisso, dedicação e empatia são imprescindíveis.
CORAGEM – Liderar exige coragem. Aliás, se não fosse corajoso jamais aceitaria desempenhar esta função! Coragem porque toma decisões, porque atua, porque usa o Cérebro e o Coração no dia a dia. Coragem porque assume as decisões tomadas e decide, se necessário for, em desacordo com o que é politicamente correto. E faz diferente, inova, desconstrói.
CÉREBRO, CORAÇÃO E CORAGEM: em união e sem qualquer tipo de hierarquia. Em utilização fluída e de acordo com a necessidade do momento. A supremacia pontual de algum em determinados momentos, mas a presença concomitante de todos.
LÍDER CÉREBRO-CORAÇÃO-CORAGEM.
Antes de iniciar a viagem na Estrada dos Tijolos Amarelos pare e verifique: tenho o que é preciso? Tenho Cérebro, Coração e Coragem? Se sim, ouse avançar com convicção.
Se não, talvez seja melhor descalçar os Sapatos Vermelhos e adiar o início desta viagem. Ou é provável que encontre muitas Bruxas Malvadas do Leste pelo caminho.
